UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
CURSO: Formação Continuada de Professores em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessível.
Portifólio do Grupo: Contribuição de Andrea Morais, Data: 14/08/2010
Educação das Diferenças
A construção de uma escola voltada ao atendimento das diferenças requer uma política de inclusão que deve ser realizada nas redes de ensino, visando uma repercussão no interior da escola. E assim teremos uma instituição com preparação, recursos psicopedagógicos didáticos suficientes para garantir o desenvolvimento máximo possível de todos os seus educandos considerando suas diferenças.
Porém, compreendemos que o compromisso de garantir uma educação de qualidade para todos perpassa por vontade política, recursos econômicos e concretização de ações práticas que atenda a situação particular de cada lugar.
Partindo desses pressupostos a inclusão aqui em Água Fria ainda não aconteceu, não por não haver alunos incluídos, e sim por uma falta de vontade política, de conhecimento dos pais e parentes de alunos com necessidades especiais e por falta de pessoas neste caso, professores que desejem abraçar a causa.
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva evidencia o direito que todos os alunos têm de ser matriculados e o dever das escolas de se organizarem para atender as diferenças e que os educados com necessidades especiais tenham atendimentos educacional especializado. Mas em Água Fria temos alunos surdos “incluídos” e não há nenhum professor que saiba Libras ou intérprete de Libras, não temos nenhuma sala de recursos multifuncionais e esses alunos são fadados ao fracasso ou até mesmo ao abandono escolar. É muito fácil falar de inclusão, mas é difícil acreditar que há professores cujo único interesse é realizar um curso de no mínimo 100 horas para ter um acréscimo salarial já que o mesmo consta no plano de carreira. No entanto, venho lutando pela implantação de um núcleo de educação especial na secretaria de educação, fiz o curso de Capacitação de Professores na Área da Deficiência Visual oferecido pelo Instituto Benjamin Constant – RJ, estou fazendo o curso de AEE – Surdez no intuito de sensibilizar alguns professores para abraçarmos a causa, mas ás vezes me sinto remando contra a maré e fico pensando será que um dia aqui em Água Fria teremos uma educação inclusiva voltada para o acesso, permanência e sucessos desses alunos?
Oi, Andrea! Teu Blog está muito lindo. Parabéns!
ResponderExcluirLidiani