Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

I Oficina Conhecendo a deficiência visual/Cegueira.

Objetivos:
  • Socializar práticas educativas vivenciadas na Instituto Benjamin Constant;
  • Participar de experiências sobre  possíveis consequências da deficiência visual;
  • Aprender a aplicar o teste de acuidade visual.


I - Formação leitora:
  • José Alvares de Azevedo: O jovem idealista que plantou a semente do ensino especial no Brasil - Jornal Visando - MEC /IBC / CCMI Ano XIII Nº40 Junho 2009

II - Dinâmica: Vivenciando e aprendendo
  • Serão formados 02 grupos: Um de olhos vendados e outro não;
  • Os professores que não estiverem com os olhos vendados irão acompanhar os que estarão vendados para evitar  os possíveis perigos
  • Os papéis serão invertidos.
     *Lista de atividades a serem desempenhadas durante a atividade de simulação de cegueira:
  • Dar uma volta no pátio;
  • Tomar água;
  • Assinar uma lista de frequência;
  • Tentar voltar para a sala sem ajuda;
  • Explorar objetos;
  • Participar de brincadeiras;
  • expor seus sentimentos sobre a experiência.
 IV - Momento de estudo:

 1º Grupo - O que é visão e anatomia do olho humano.
 2º Grupo - Distúrbios  de refração: miopia, hipermetrópia, presbiopia e astigmatismo.
 3º Grupo - Sinais e/ou indicadores de possíveis problemas visuais que devem ser observados.

     *Apresentação dos grupos.
V- Momento Apresentação de experiências vivenciadas no IBC.

VI - Apresentação de vídeo - Toda Criança é Única - Vencendo a invisibilidade.

     *Análise do vídeo

Observação: Apesar de ser uma oficina sobre cegueira é uma oficina bastante visual, pois precisamos ver para tentar compreender o que é ser cego.
                             
Grupo 1

 
                                                        Grupo 2

 
Grupo 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito importante que registre aqui seus comentários, mas vale ressaltar que por existir pessoas na rede mal intecionadas o comentário passará por moderação.