Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sistema Braille.

8 de abril dia nacional do sistema Braille



"As pessoas cegas são as mais isoladas do mundo. Eu posso descrever um pássaro distinguindo-o de outro pelo som. Eu posso conhecer a porta de uma casa sentindo-a com a minha mão. Mas há inúmeras coisas que eu não posso ouvir nem sentir. Somente os livros podem libertar os cegos. Mas não há livros para lermos"
.     Louis Braille

Somente os livros poderiam libertar os cegos, dizia Louis Braille, e talvez por isso tornou-se professor e perseguiu a idéia de aperfeiçoar e criar um sistema que assim o fizesse: o sistema Braille, hoje utilizado por pessoas cegas no mundo inteiro.


Louis Braille ficou cego quando menino, em um acidente na loja de seu pai, que fabricava artigos de couro, caiu com um instrumento cortante que perfurou um de seus olhos. Já aos oito anos, totalmente cego usava bengala.
Aprendeu a ler em uma escola para cegos onde depois tornou-se professor. Na escola, reconhecia as letras através do tato. As letras eram grandes e chegavam a 20cm e os livros pesavam cerca de 4kg! Mais de 3 vezes o peso um notebook hoje!

Conheceu e aperfeiçoou um sistema de escrever chamado "night-writing" (Escrita da noite), inventado por Charles Barbier um capitão do Exército. Um sistema de pontos e traços, construídos através de perfurações no papel e reconhecidos pelos dedos.

Estudou diferentes maneiras de fazer os furos e traços sobre o papel. Finalmente, conseguiu um sistema simples, no qual usava seis furos em diferentes posições dentro deste espaço. Ele podia fazer 63 combinações diferentes. Cada combinação indicava uma letra do alfabeto ou uma pequena palavra. Havia também combinações para indicar marcas de pontuação, etc. Louis escreveu um livro usando o Sistema Braille.

Louis trabalhou incansavelmente em seu sistema de pontos para matemática e música, e foi muito desacreditado por todos.  Só no final de sua vida teve o reconhecimento. Uma jovem pianista cega de nascença tocou piano diante uma platéia e creditou publicamente sua performance a Louis Braille. A partir desse momento houve uma grande repercussão na imprensa e o reconhecimento governamental.

Quando reconhecido Louis Braille disse:
"Esta é a terceira vez em minha vida que eu choro. A primeira, quando tornei-me cego. A segunda, quando ouvi falar sobre "night-writing" e agora porque sei que minha vida não foi um fracasso."

Louis Braille nasceu em 1809 na França, morreu muito jovem, aos 43 anos, com suspeita de tuberculose. No Brasil o dia 8 de abril foi instituído como dia Nacional do Sistema Braille através da lei n° 12.266, de 21 de junho de 2010.


Para saber mais:

Portal Braille - Instituto Benjamin Constant  - http://www.ibc.gov.br/
Instituto de Cegos da Bahia - www.institutodecegos.org.br

Associação Baiana de Cegos - www.associacaobaianadecegos.org.br

Fontes: site http://www.spleb.org.br/pt/lv/louis_braille.php- Extraído de The Story of Louis Braille
http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Educacao/Louis%20Braille.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário

É muito importante que registre aqui seus comentários, mas vale ressaltar que por existir pessoas na rede mal intecionadas o comentário passará por moderação.